quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Raízes da Violência

Por: Iris Fortunato

A violência nos grandes centros urbanos brasileiros é provocada principalmente pela desigualdade social, que por sua vez baseia-se em um modelo de sociedade excludente onde poucos têm acesso a educação, saúde e alimentação de qualidade e a maioria da população vive marginalizada em situação de miséria.

Combater a violência urbana com um contingente policial cada vez maior é de pouco resultado na realidade atual dos grandes centros brasileiros. A repressão policial ao crime em uma sociedade tão desigual tende a ser permeada por corrupção e violência, pois policiais mal remunerados e amedrontados tendem a se corromper facilmente na convivência direta com o crime e o dinheiro ilícito. Esses policiais também são vitimas do mau social que uma sociedade excludente tende a causar.

O câncer social causado pela desigualdade só pode ser tratado se o remédio incidir em sua causa. Tratar os sintomas, como a violência é simplesmente paliativo. A sociedade precisa entender que dividir riqueza é a única forma de atacar a desigualdade e resolver de vez o problema da violência. Esconder a obvia solução do problema é uma estratégia dos que têm capital e poder para iludir a grande massa, mascarar o problema e focar nos sintomas e jamais dividir o que tem.
A diminuição da violência no Brasil está diretamente ligada à construção de uma sociedade mais justa, onde o estado trata a igualdade social como prioridade e estabelece políticas claras nessa direção. A descontaminação da maquina acostumada a defender a manutenção de privilégios deveria ser a preocupação número um de uma população realmente empenhada em melhorar a realidade da violência urbana no Brasil.

Os maiores criminosos do nosso país não são os traficantes responsáveis pelo crime organizado e sim a quadrilha de senadores e deputados eleitos para defender interesses de uma minoria que patrocina suas campanhas e os seus próprios e não dos seus eleitores. Esses assassinos matam muito mais com suas canetas que assinam leis e acordos que aumentam a desigualdade do que qualquer traficante com somente seis balas no tambor do seu revolver.
Só haverá paz com justiça social.

Um comentário:

  1. Muito bom Iris. Quando se fala em violência nuca se fala das causas e sim do que pode ser feito pra conter a violência. Claro que isso tem que ser pensado, mas somente policiamento não resolve, aliás, como você disse, até piora...

    ResponderExcluir