quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

consumir para ser feliz

Universidade Federal da Bahia

Aluna: Adriana kely de S.Silva

Professora: Aurelina Ariadne D Almeida





(Artigo de opinião)



Consumir para ser feliz






Períodos de festa se aproximando e, logo começa o apelo da mídia ao consumo de senfreado. E, ñ apenas em datas especiais, mas também na nossa rotina diária somos levados a consumir mais para então, supostamente, sermos mais felizes.

O fato é que, a relação consumo X felicidade não passa de uma ilusão alimentada pela publicidade.

Pesquisas da University College Condon, na Inglaterra, divulgaram um estudo em que se confirmou que 50 pessoas participantes de uma série de palavras em um computador foram capazes de registra mensagens suldiminares, ou seja, um tipo de propaganda ou mensagem que não pode ser percebida pelo nosso consuente, mas que fica marcada em alguma forma no inconsciente. A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que essas mensagens são umas ameaças aos direitos humanos.

Alem disso, devem-se destacar os “compradores mirins”, que são sempre um alvo fácil. A partir de dados do (IBGE), constatou-se que as crianças brasileiras são as que mais assistem televisão no mundo e, me contraposição. O Brasil é um dos paises com leis mais brandas para a publicidade infantil.

Em suma, a felicidade não deve estar condicionada ao ato de consumo, mas atitudes simples como ajudar ao próximo, podem traze prazer e satisfação bem como, contribuir para construção de uma sociedade mais humana e justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário