terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Opinião Sobre a Opinião

Opinião sobre a opinião.
Por Rafael Boaventura

Opiniões são coisa mais séria do que se imagina, afinal, vidas são influenciadas por opiniões, rumos de países inteiros são guiados pelas opiniões de seus habitantes, o mundo gira em torno do que o ser humano acha ou não acha.
A opinião, como dantes referido, é um dos mecanismos de interação social mais poderoso que existe, à depender de sua intensidade e direção, uma opinião pode fazer um político fervoroso ou um pobre favelado que se cala diante dos outros. Uma opinião é formada por um desejo misturado à uma informação, cabe a seu dono fazê-la ou não, dá-la ou não, de que modo, como?
Ela tem de ser mesurada com carinho, senão pode virar um mandamento, afinal, quem gosta de opinião forçada por outros? O escritor desse texto é que não é, pois se fosse, nem estaria aqui, escrevendo, estaria em algum lugar, trabalhando feito um condenado! Mas no final, se as opiniões são dadas, não são feitas para serem sempre seguidas, afinal, é uma opinião, não um mandato!
Mas quem pode dar opinião? Você é livre para opinar, muita gente sabe, mas muito poucas pessoas se lembram de que você tem que ser opinado também, meça suas palavras! Uma opinião que vai, pode ser um tapa que volta! Para bom opinador meia sentença basta, quem sabe até meia palavra! Um sim e um não são opiniões, na internet, um “s” e um “n” também!  Mas hoje em dia todo mundo quer dar opinião, até quem não tem opinião para dar, falando pra cima e pra baixo, querem apenas atenção para falar. Ora uma opinião deve ser uma opinião, ou seja, tem que estar dentro do contexto, afinal, ninguém quer opinião sobre política no meio de uma conversa sobre textos! Uma opinião deve ser polida, senão não é uma opinião, é um insulto. Uma opinião tem que valer a pena ser dita, pois pessoas cansam rápido demais, e ninguém quer mais do mesmo. Mas quem dirá, hoje em dia ter educação para dar uma opinião? Ou melhor, educação para receber uma opinião? Não dá para ser opinado sem pensar que o outro está errado, não dá para ser discordado sem pensar: “Puxa, que cara otário!”.
Mas não seria justo opinar sem ver outras opiniões! Do científico ao popular, a opinião é sagrada e deve ser ouvida, embora, nem sempre aceitada. Temos a opinião científica sobre a opinião, onde a opinião é, parafraseando o dicionário filosófico: “A opinião caracteriza um sentimento subjetivo que não está baseado num conhecimento científico das coisas. A opinião baseia-se simplesmente num sentimento vago que temos da realidade.” A Wikipédia fala algo parecido com a opinião sendo uma idéia confusa, uma oposição a um conhecimento verdadeiro. Outras opiniões dizem o contrário, opiniões, segundo alguns blogueiros são argumentos que devem ser provados e analisados, ou quem sabe apenas desejos de uma classe dominada, afinal, rico não tem opinião, rico tem certeza. Opiniões variam de todos os modos, existe a opinião popular, que é uma opinião geral de pessoas, mas que depende de quem pergunta, opinião também pode ser um jornal, um não, vários jornais! Uma opinião para cada estado! Imagine só. Também existem sites sobre opinião, onde várias opiniões se juntam como revoadas de aves, livros sobre opinião, que opinam que opinião ter para o leitor opinar na opinião do dia a dia (e ainda topicalizado!) Opiniões sobre política, culinária e até futebol!). Quem quer uma opinião acha, quem quer opinar, opina. Seja escrevendo na internet, seja escrevendo em banheiros, seja falando alto com a vizinha.
No final das contas, minha opinião é de que, antes de dar opinião, opine a você mesmo, pois muita gente perdeu a noção e acha que opinião é obrigada a ser aceita.
Espere um pouco...

3 comentários: