quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Perdoar para ser Feliz

Por: Isabella Xavier

Perdão significa remissão de pena, do grego é mudança de um estado para outro, é algo que é dado, algo que não se compra, nem que se merece, é recebido de graça. O perdão é relacional, pressupõe sempre uma relação. Qual do ser humano em suas relações que nunca se deparou com uma situação de ofensa, mágoa? E que foi colocado em uma escolha entre o ressentimento e o perdão? O Homem se vê diante de situações no mundo moderno em que o seu interior é colocado muitas vezes em um fogo cruzado de ódios, incompreensões, desamor, indiferenças, e qual tem sido o caminho trilhado por ele para manter-se bem consigo e com os outros? Muitos hoje guardam ressentimentos e mágoas de acontecimentos passados que os mantêm cativos até o presente, quem não perdoa é prisioneiro do seu passado e perdeu e capacidade de viver no presente, a pessoa encara o presente com os olhos do passado, a amargura do passado flui nos relacionamentos presentes. O problema não é o incidente do momento, mas o coração amargo traz o passado sempre para o presente dentro de si e que compromete os relacionamentos presentes. Por ser remissão de pena, a falta de perdão implica em sofrimentos e prisões internas, é como que a pessoa quisesse amar e não conseguisse. Estas mágoas são como espinhos que entram nas emoções e machuca-os, permanece ali enquanto não for retirado pelo perdão. Fred Luskin, psicólogo da Universidade de Stanford na Califórnia diz: “Perdoar é ter paz na vida, mesmo quando as pessoas te magoam e as coisas não acontecem do jeito que você quer.” Ele comprova que a falta de perdão pode causar uma série de doenças psicossomáticas como problemas cardiovasculares, problemas no sistema imunológico, riscos de derrame e de câncer. Existem pessoas que carregam mágoas de anos passados por muito tempo, mágoas familiares, dos pais, pessoas próximas, e a conseqüência disso é a tristeza, a dificuldade afetiva nos relacionamentos, dificuldade em amar, doenças diversas, inclusivas as do medo, da solidão e sensação de vazio. Por quanto tempo levar isso?
O perdão não envolve só alguém, mas também a si mesmo, tem muitos que não se perdoam, não ama a si próprio, não se aceitam, precisam se reconciliar consigo, com sua história e olhar para as belezas existentes dentro de si, pois cada um tem características únicas que conhecidas e colocadas a serviço servem para a construção de um mundo melhor.
O perdão é uma decisão da vontade e não um desejo das emoções, é um tratamento a longo prazo, é uma escolha pelo amor, pois exige esforço, luta, dói, incomoda, mas são atos que destrancam as portas dos quartos bonitos, mas escuros e desconhecidos do interior, liberta de toda prisão do coração, torna a pessoa mais leve e livre para o amor, passa a possuir-se.
Não vale a pena perder tempo na vida guardando mágoas, deixando passar oportunidade de ser e fazer os outros felizes, o primeiro passo é reconhecer-se também merecedor de perdão e alguém com limites e defeitos para poder olhar o outro além das aparências e poder compreender, pois muitos que ofendem, odeiam ou machucam com atos é porque nunca conheceram as realidades contrárias ou não as receberam de ninguém.
Cristo, o maior autor do perdão fala: “Quem não houver pecado, que atire a primeira pedra.” (João 8:7) e como diz na oração do Pai- Nosso “... e perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós temos perdoado aos nossos ofensores" (Mateus 6,12).
Os que não optam pelo perdão se destinam a uma vida vazia, estéril e infeliz. Vive dando voltas sem chegar a lugar algum. A necessidade de paz e felicidade é urgente, é mais forte que dá o primeiro passo. E você não tem pressa de ser feliz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário