quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Diversidade Sexual

Por: Marla Pereira


Em nossa sociedade, há uma grande diversidade de gostos e opções, algumas pessoas optam por gostar de pessoas do mesmo sexo ao invés do sexo oposto, o que é julgado como “normal” por maioria da população, porém o índice de homossexuais tem aumentado cada vez mais, principalmente no gênero masculino e esta “escolha” tem se iniciado muito cedo, aliás, será mesmo uma escolha? Ou seria moda, influência? Ou até a genética?


Hoje em dia, podemos avistar em qualquer lugar alguém que seja ou ao menos pareça ser homossexual. Algumas pessoas agem com preconceito, principalmente os homens que acham que ter amigos homossexuais fazem com que eles também sejam, algo difícil de compreender é o fato de algumas pessoas que são heterossexuais e não tem preconceito contra homossexuais, se deixam influenciar pela opinião alheia, pois estes heteros tem receio de manter uma amizade com um homossexual, devido ao preconceito das pessoas que vão pensar que elas também são homossexuais. Isso deveria acabar, pois é uma outra forma de preconceito sendo este muito contraditório, pois em meio a tantas campanhas contra a homofobia, o fato de você manter uma amizade com homossexuais não faz com que você também seja um.


Alguns adolescentes têm levado a opção sexual como brincadeira, em 2005, por exemplo, várias pessoas alegavam ter virado bissexuais, devido ao estilo conhecido como emo, onde grande parte dos adeptos ao estilo eram bissexuais, não generalizando, mas realmente a maioria ficava com pessoas do sexo feminino e masculino, atualmente, depois que a febre do estilo se amenizou várias pessoas que antes diziam ser bissexuais, voltaram a ser heteros o que prova que não se passou de moda ou simples influência de amigos.
Algumas pessoas acham que isso é genético. Um exemplo que pode ser citado é o que algumas pessoas dizem ao ver meninas que têm uma aparência masculina ou homens que têm aparência feminina falando a seguinte frase “oh, este não tinha nem pra onde correr, não tinha como não ser gay, já nasceu assim” e pessoas que não tem nenhuma característica e são homossexuais ouvimos: “oh tal pessoa é toda direitinha, não tinha necessidade disso!”


Isso é uma prova de que as aparências enganam, pois uma pessoa completamente feminina pode ser lésbica e um homem que não aparente ser gay, pode também ser.
Em uma matéria publicada no Correio da Bahia (2003), segundo Sônia Vicente, psicanalista, embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) tenha retirado o homossexualismo da lista de doenças, a partir do momento em que a comunidade científica afirma que a escolha de um indivíduo sobre se prefere se relacionar com homens ou mulheres tem causas genéticas, abre o pressuposto para que a "falha" nos genes seja corrigida. "Quando as pessoas nascem, elas são sujeitos indeterminados.
É frente à relação que cada indivíduo vai manter com o falo que se dá a escolha. A partir daí, esse ser inicialmente indeterminado, vai se fazer masculino ou feminino", explica. O receio dos psicanalistas é que, a partir do momento que a ciência passe a enxergar a homossexualidade como algo determinado pela genética, reforce o preconceito em torno da opção sexual dos indivíduos. "Será que uma coisa determinada geneticamente e que não satisfaça a norma convencionada na sociedade não poderá ser "corrigida"?, questiona a especialista.


Portanto, a opção sexual não se é completamente pré-determinada pela genética, algumas meninas realmente desenvolvem mais o lado masculino do que o feminino e se atraem por mulheres e vice-versa. A opção sexual é influenciada por terceiros, mas acima de tudo todos nós somos livres para assumir as nossas preferências. Preconceito é algo fútil, seja contra opção sexual, raça, condição social e etc. De que importa tudo isso? Todos nós somos diferentes, mas temos os direitos iguais. E no final todos temos o mesmo destino, não sendo separados os gays dos heteros, pobres de ricos nem negros dos brancos, contudo, viva as diversidades. Afinal, se todos fossem iguais à vida seria uma monotonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário