segunda-feira, 5 de julho de 2010

Artigo de opinião. Tema- Aborto: contra ou a favor? Por Paloma Fiuza

     O aborto é um tema bastante polêmico no Brasil  principalmente porquê não é legalizado. O tema já foi abordado diversas vezes em programas de televisão e as pessoas apresentam opiniões diversas à seu respeito. Essas opiniões variam de acordo com a religião a que essas pessoas pertencem, seus valores, princípios e formação escolar.
     Meu posicionamento à respeito do aborto foi sempre o mesmo. Sou completamente contra em qualquer aspecto exceto em casos de estupro da mãe, má formação do feto e risco de vida da mãe. Nesses casos o aborto é legal no Brasil. Ele pode ser realizado com toda à assistência médica necessária à mulher. Acho que quando uma mulher engravida por descuido, por falta do uso de métodos contraceptivos antes e durante o ato sexual, a responsabilidade de ter o filho e cuidar dele deve ser assumida.
     Um fato que me deixa bastante triste, no entanto, é que muitas mulheres muitas vezes num ato desesperado, fazem abortos clandestinamente em lugares precários, sem higiene e atendimento adequado. Essa atitude traz muitas vezes graves consequências para elas como a esterilidade, o sentimento de culpa por ter impedido a vida do próprio filho ou até mesmo a morte. Acredito que a  falta de apoio do pai do bebê em formação e da família e o medo de não ter condições de dar uma vida digna para o futuro filho são os fatores que mais influenciem uma mulher na hora de abortar. Ao meu ver isso não justifica um aborto, aliás, nada justifica, afinal é uma vida que está sendo ceifada.
     Minha crença em Deus e na espiritualidade dos seres humanos também colaboram para a minha opinião contra o aborto. Acredito que um feto na barriga da mãe já possua um espírito, já tenha a alma que o acompanhará nesta vida. Um aborto matará o  físico e fará mal também ao espírito dessa criança.
     As mulheres precisam se concientizar que o que elas fazem, a falta de cuidados com o próprio corpo pode trazer consequências que podem se apresentar em forma de doenças sexualmente transmissíveis ou então de uma gravidez indesejada. É preciso que tenhamos responsabilidade com nossos atos sempre. Se fizermos isso, o aborto não será pensado, muito menos realizado.    

51 comentários:

  1. Olha, você está de parabéns (com certeza já tem lido muito isso rsrsrsrs)...mas muito muito bom...

    ResponderExcluir
  2. nosssa adorei muito legal interessante para nois adolencentes ainda mais meninas você esta de parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Isso é muito bom porque é muito importante para muita pessoas que são influenciadas por meninos de hoje em dia

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Amanha tenho prova de portugues,e na redação tenho que fazer um artigo de opinião sobre o aborto,eu poderia me inspirar nesse para realizar minha redação?

    ResponderExcluir
  6. nao intendi uma coisa. voce disse que é contra o aborto por que mata uma vida. mas é a favor quando a mae for estuprada. o filho de uma mae estuprada ainda é uma vida. esse agente pode matar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acha que uma mãe teria coragem de por ao mundo uma criança que foi resultado de um estupro?. Algo que ela vai olhar e lembrar de tudo que passou? Ou quando a criança perguntar: "Quem é meu pai, mãe?", você responderia o quê?

      Excluir
    2. A criança poderá se sentir rejeitada ou indesejada, mas nada justifica, todos têm direito a vida, independentemente como foi concebido. Ninguém pode tirar a vida de um ser, somente Deus. A vida é a maior virtude de uma pessoa, tirar a oportunidade de alguém de tê-la e experimentá-la é um ato totalmente cruel e egoísta

      Excluir
    3. Lídia, quando você for estuprada, se engravidar, não a norte. Pronto!

      Excluir
  7. Acho os argumentos demasiadamente fracos. Pessoalmente sou contra o aborto, mas, socialmente sou favorável. Explico: há um enorme número de mulheres que realizam o aborto clandestinamente o que gera consequencias, muitas vezes irremediáveis e um gasto oneroso ao sistema público de saúde. A descriminalização do aborto vai ao encontro da liberdade feminina de optar por ter ou não um filho. Isso sem analisar as condições nas quais essa vida será gerada. Filhos precisam de comida, vestimenta, lazer, ou seja, infraestrutura para viver. Sejamos realistas, amor não é sustenta ninguém. Imaginemos uma mãe com seis filhos com uma salário de 678 reais por mês para prover a família, juntamente com seu marido de renda igual e que esteja na situação de uma gravidez indesejada. A sua realidade não permite que ela tenha mais filhos, o que você dirá a mãe??? "Tudo bem, seus filhos vão passar fome, mas isso é normal."
    E tem mais, como fica o filho da mulher que foi estuprada, ele não tem espírito?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é pra isso que existe a adoção

      Excluir
    2. é, mas tá cheio de crianças pra adoção que também é fruto de estupro!!

      Excluir
    3. Esse tema é muito complexo optar a da a luz a uma vida ou não?
      Sou contra o aborto também ,Mas penso pelo lado daquelas crianças que passaram fome pela situação precária de seus pais e aquelas que ficam dentro de um orfanato anos a espera de alguém que nem sempre aparece,hoje em dia as pessoas procuram esses lares porque querem um bebê e aqueles que cresceram com as frustrações porque são negros e tudo mundo quer aquela criança loira de olhos azuis,cabelos lisos.As coisas nem sempre são justas nesse mundo!

      E ao se perguntarem de onde vieram p onde estão indo e não achar resposta pois a mãe foi vitima de estupro e o deixou ali pra que alguém lhe desse uma vida melhor, e vai saber quem foi o monstro que nem ela sabe da onde veio qual seu nome ou religião se é que merece ter alguma dessas informações alguém assim!
      Eu teria o filho de estupro sim e o amaria mais que tudo nesse mundo,apagaria da memória as partes ruins e quando ele tivesse idade pra entender contaria a verdade sim,pois o começo de uma historia não podemos mudar mas o fim somos nós que escrevemos!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Good time for you write a text .
      Well , I don´t think it .

      Me posiciono contra o aborto , mas ,assim como a lei , tenho minhas exceções , que são no caso de um estupro , riscos à saúde da mulher , riscos à criança ( microcefalia , outros problemas , etc .).
      Não podemos legalizar o aborto.Pois vocês acham que somente as mulheres que sofreram de estupro vão abortar ? Pois isso causaria uma catástrofe no sistema de saúde pública brasileira , ele já é ruim , onde várias pessoas morrem devido à espera nas filas , ou devido a falta de equipamentos ou até erros cirúrgicos feitos com médicos não especializados , agora imagina esses hospitais lotados com mulheres grávidas que desejam abortar . Elas não causariam só um aumento no número de pacientes , mas estariam no lugar de pessoas que realmente necessitassem de atendimento .
      Com a legalização do aborto , os métodos anticoncepcionais deixariam de ser usados[ seriam usados com menor frequência ], e isso causaria um aumento no número de pessoas com dsts (doenças sexualmente transmissíveis ) , além de gerar abortos em massa e irrelevantes , ocorridos pela irresponsabilidade da mãe de não querer ser mãe ( pois os adolescentes de hoje em dia são mais irresponsáveis que antes , e usam os preservativos no intuito de evitar uma futura gravidez , poucos ligam para as dsts , e com o aborto livre , e após toda relação sexual iriam abortar , fazendo com que a base da pirâmide etária diminuísse ).
      Acho que nem é problema financeiro para cuidar de uma criança ( claro que isso interfere ) , mas sim o problema da falta de responsabilidade dos pais . Vocês que se posicionam contra,digam-me uma coisa : a maioria da população brasileira é rica ou pobre ? Qualquer um civilizado sabe a resposta , que é pobre . Mas mesmo tendo uma população de maioria pobre , ainda temos bons profissionais , temos 212 milhões de pessoas , claro que muitas delas foram para o crime , mas a maioria ( que é pobre ) cresceu na vida , se tornou alguém famoso , um cidadão civilizado e trabalhador , somos um povo trabalhador , e mesmo com muitas crianças na pobreza , nos subúrbios , essas crianças ainda tem chance de crescerem na vida , mesmo que uma parte vá para o mau caminho .Na minha opinião , quem pratica a ação tem que arcar com as consequências , então quem quer ter um relação sexual , deve antes ter em mente que isso é uma responsabilidade e tanto , e que você deve saber a consequência disso , o seu futuro filho não deve sofrer pela sua irresponsabilidade . Não é porque ele não tem capacidade para se defender e dizer : Mãe eu te amo , não me mate . Que você deve matá-lo . O nosso país sofre com a pobreza , mas a pobreza é uma das causas do aborto mas não é o enfoque , o enfoque é a responsabilidade que falta nos jovens de hoje em dia . Uma família pobre pode ter um filho , desde que haja responsabilidade nos pais .

      " Liberdade sem responsabilidade não é liberdade , mas sim imaturidade " .
      Tenho apenas 14 anos , mas já sou muito mais intelectual que muitos adolescentes .

      Excluir
  8. Olá Paloma Fiuza estou fazendo um trabalho de português sobre artigos de opinião e tenho que falar sobre o(a) autor(a).Queria saber se você não poderia me falar se você é estudante,ou trabalha em que área ou qualquer uma informação sobre você, se é você mesmo que escreve os texos. Ficarei muita grata por qualquer informação que puder me dar.Mas só peço que não demore pois é urgente.
    Grata !!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa tinha que escrever um artigo de opinião para o trabalho da escola e vc me deu a ''luz'' a minha ideia consegui só lendo seu comentario sobre o aborto escrever 1 pagina inteira para o trabalho vc me deu a toal inspiração .. Obg E eu tbm sou contra o aborto e acho que aborta é facil alais vc ja ta vivo né ...Isso é pensar npo proximo .....

    ResponderExcluir
  10. Está um bom texto, o problema é que tem ideias repetitivas, e a 1° pessoa muito na cara para um Artigo de Opinião rsrs

    ResponderExcluir
  11. Pode se colocar o pronome possessivo meu no começo do 2º parágrafo?

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Muitoo bom me ajudou bastante tive umas ideias otimas.

    ResponderExcluir
  14. muito bom , preciso fazer trabalho sociologia isso vai me ajudar obrigada

    ResponderExcluir
  15. muito bom , preciso fazer trabalho sociologia isso vai me ajudar obrigada

    ResponderExcluir
  16. Me chamo Inêz
    Obrigada, tenho uma redação para fazer, o tema é o "aborto contra ou a favor" vc mim ajudou muito

    ResponderExcluir
  17. Obrigado
    Vou fazer uma prova
    É tenho que fazer uma redação sobre artigo de opinião
    Vendo as características colocadas nesse textos
    Me ajudou demais para conseguir fazer com qualquer tema
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  18. Obrigado
    Vou fazer uma prova
    É tenho que fazer uma redação sobre artigo de opinião
    Vendo as características colocadas nesse textos
    Me ajudou demais para conseguir fazer com qualquer tema
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  19. muito bom.....estava precisando de ideias para o trabalho de portuguEs

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Mesmo tendo alguns erros de português o texto é muito legal

    ResponderExcluir
  22. Eu sou a favor do aborto e acho que o fato de a mãe merecer uma vida digna tem mais peso que a "vida" de um feto ainda em formação, pois até seus 3 meses - idade na qual o feto começa a desenvolver seu encéfalo -, não se considera uma vida, mas sim um aglomerado de células-tronco. É no mínimo cruel exigir que a mulher mantenha uma gravidez indesejada (e sozinha, na maioria das vezes) por se acreditar que aquele bebê terá uma vida digna, pois nem sempre é o que acontece.

    ResponderExcluir
  23. Um posicionamento bom, alguns argumentos um pouco fracos e você escreveu o artigo de opinião em primeira pessoa, o que por acaso é grave na gramática, só podemos utilizar 1° pessoa (plural) e 3° pessoa (Singular/plural), mas de resto... Ficou bom...

    ResponderExcluir
  24. Achei um pouco machista quando vc fala q as mulheres devem ter a responsabilidade de usar os preservativos, claro q mulher também tem que usar, mas o homem também tem q ter essa responsabilidade não é só a mulher. Tirando isso gostei muito, parabéns!!

    ResponderExcluir
  25. Então gostei muito estou usando seu artigo para um trabalho só gostaria de saber uma coisa, qual e a tese do seu artigo?

    ResponderExcluir
  26. Em minha opinião acho que o artigo de opinião dela deixou a desejar na parte do desenvolvimento, pois está incompleto e não prende o leitor ao texto.

    ResponderExcluir
  27. Eu sou contra o aborto, mas sou a favor da legalização do aborto, o aborto acontece, sendo legal ou não. Por isso, a discussão não é sobre abortar ou não abortar. A discussão é em que condições são feitas os abortos.
    O aborto como procedimento médico, assistido adequadamente, não representa riscos à saúde; pode inclusive ser a porta de acesso à informação para evitar um próximo episódio. Abortar na clandestinidade gera riscos à integridade física e moral das pessoas.
    A legalização do aborto não aumenta o percentual de pessoas que abortam mas diminui as taxas de mortalidade materna.
    Muitas mulheres que realizam o aborto clandestinamente, o que gera consequências, muitas vezes irremediáveis e um gasto oneroso ao sistema Nacional de saúde. A legalização do aborto vai ao encontro da liberdade feminina de optar por ter ou não um filho. Isso sem analisar as condições nas quais essa vida será gerada.

    Muitas mulheres que realizam o aborto clandestinamente, o que gera consequências, muitas vezes irremediáveis e um gasto oneroso ao sistema Nacional de saúde. A legalização do aborto vai ao encontro da liberdade feminina de optar por ter ou não um filho. Isso sem analisar as condições nas quais essa vida será gerada.
    Há muitas crianças que passam por situações precárias com os pais e aquelas que ficam dentro de um orfanato anos a espera de alguém que nem sempre aparece. As coisas nem sempre são justas nesse mundo!

    ResponderExcluir
  28. Eu sou contra o aborto, mas sou a favor da legalização do aborto, o aborto acontece, sendo legal ou não. Por isso, a discussão não é sobre abortar ou não abortar. A discussão é em que condições são feitas os abortos.
    O aborto como procedimento médico, assistido adequadamente, não representa riscos à saúde; pode inclusive ser a porta de acesso à informação para evitar um próximo episódio. Abortar na clandestinidade gera riscos à integridade física e moral das pessoas.
    A legalização do aborto não aumenta o percentual de pessoas que abortam mas diminui as taxas de mortalidade materna.
    Muitas mulheres que realizam o aborto clandestinamente, o que gera consequências, muitas vezes irremediáveis e um gasto oneroso ao sistema Nacional de saúde. A legalização do aborto vai ao encontro da liberdade feminina de optar por ter ou não um filho. Isso sem analisar as condições nas quais essa vida será gerada.

    Muitas mulheres que realizam o aborto clandestinamente, o que gera consequências, muitas vezes irremediáveis e um gasto oneroso ao sistema Nacional de saúde. A legalização do aborto vai ao encontro da liberdade feminina de optar por ter ou não um filho. Isso sem analisar as condições nas quais essa vida será gerada.
    Há muitas crianças que passam por situações precárias com os pais e aquelas que ficam dentro de um orfanato anos a espera de alguém que nem sempre aparece. As coisas nem sempre são justas nesse mundo!

    ResponderExcluir