domingo, 23 de maio de 2010

Sou menos leitor por isso?

Pergunto-me, às vezes, se realmente posso me considerar um leitor. E me faço esse questionamento sempre que reflito sobre meu tipo de leitura. Eu nunca li e nem tenho interesse em ler o que é dito culto pela maioria; salvo “O Bem Amado”, jamais li um livro brasileiro e muito menos ainda os canônicos.
Não li também os clássicos de nenhuma outra literatura; não li “A Odisséia” e nem “MacBeth”. Além de não conhecer Clarice, Machado ou Graciliano, não conheço também Dante, Victor Hugo ou Dostoiévski. Mesmo dos livros que tenho a pretensão de possuir, poucos eu li.
Como muitos atualmente, eu comecei a ler há pouco tempo, e por causa de “Harry Potter”. Além disso, experimentei somente a popular “Saga Crepúsculo” e as obras de Dan Brown. O Anatomista, romance de um autor argentino, também passeou pelos meus olhos.
“Eu sou menos leitor por isso? Eu sou menos culto por isso?”, são as perguntas que me faço. Mas também pergunto se isso é mesmo importante. Eu devo me preocupar com isso? O que é cultura? Muitas pessoas leram muito menos do que eu, muitas pessoas não leram sequer UM livro e nem por isso são simplórias.
E daí se eu só li “Harry Potter”? E daí se eu só quero ler “As Crônicas de Nárnia”, “Desventuras em Série” e “Fronteiras do Universo”? Eu também quero ler “Os Miseráveis”, “O Príncipe” e “Dom Casmurro”.
Eu sou menos leitor por isso? Acho que não. Não sou.

3 comentários:

  1. Gostei do texto. Essas dúvidas são muito comuns. E os seus questionamentos são muito importantes para que nós reflitamos. O conceito de cultura no senso comum está distorcido. Todas as pessoas tem cultura, mesmo aquelas que nem mesmo sabem ler. Você é um leitor, um leitor de obras fantásticas, de outdors, de cinema, de programas televisivos, de textos acadêmicos, de receitas de sobremesa, de cardápios de restaurante. Bruno você é um leitor da vida.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Como Jamile escreveu, lemos vários gêneros e o conceito de cultura tem variadas interpretações. Infelizmente, às vezes, a cultura é usada para oprimir.
    Abs,
    Ariadne.

    ResponderExcluir