quarta-feira, 26 de maio de 2010

Comentário sobre o filme Julie e Julia por Paloma Fiuza

O filme é leve, divertido e agradável. Mais uma vez a atriz Meryl Streep dá um show de interpretação! Sou uma grande admiradora do seu trabalho como atriz. O mais interessante do filme é como as personagens se aproximam, mesmo vivendo em épocas tão diferentes. A personagem Julia Child serve de inspiração cinquenta anos depois para Julie que dá uma guinada na sua vida. Ela passa a escrever num blog suas experiências diárias durante um ano cozinhando ao seu modo as receitas publicadas por Julia no seu livro de culinária francesa. O blog faz um grande sucesso assim como o livro. Julie passa a ser uma seguidora de Julia, não só nas receitas, mas também no modo de encarar a vida, se peocupando, acima de tudo, em ser feliz. A mensagem do filme é a seguinte: se tudo der errado, levante, sacuda a poeira e tente outra vez!

6 comentários:

  1. É mesmo paloma, é impressionante a diferença do tempo entre a época de julie e julia.
    Como é importante à escrita, que nós permite guardar e descobrir um conhecimentos, despertando o nosso prazer.
    Muitas vezes nós tivemos esse contato com algo que já foi estudado ou acontecimentos de muitos anos atrás, que mesmo estando em outra época, nós temos contatos, como por exemplo a Bíblia, as teorias científicas que estudamos, os relatórios históricos...

    Eliana D'Anunciação

    ResponderExcluir
  2. O filme 'Julie e Julia' nos apresenta as histórias de duas mulheres que foram além das suas limitações, sejam elas relativas à época,finanças ou oportunidades e desta forma, conseguiram quebrar paradigmas.

    Julie Powell vai de encontro às suas ideias de não se julgar uma cozinheira tão competente como Julia Child e ao fato de entender o papel de escritora, somente tendo o livro como suporte. O blog torna-se a saída.

    Décadas antes, Julia sofria com o fato de não saber 'francês' suficiente para enveredar pela culinária francesa e os livros da época só existiam neste idioma. Além disso, o filme mostra a trajetória de Julia, rumo ao lançamento do seu sonhado livro.

    'Julie e Julia'retrata constantemente a relação 'Leitor e Escritor. Inicialmente, Julia com os livros de culinária existentes. Julie com o livro de Julia e por fim as leitoras de Julie com a mesma. Apesar dos gêneros e suportes diferentes, a relação é muito parecida. Há ali a questão da interpretação particular, e é por ela, que o leitor contextualiza o texto lido e se mostra assim criativo (e por que não escritor?)sobre o que lê. A questão do prazer da leitura também é retratada, como bem mencionou Eliana.Elas leem constantemente sobre culinária e isto não faz delas leitoras piores.

    E por fim, como Paloma disse, é um filme leve e agradável, que nos traz como lição, a não-desistência diante das dificuldades.

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ler os comentários de vocês. O nosso olhar, a nossa leitura deve sempre ser compartilhada com o outro.
    Ariadne.

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que o filme era baseado em fatos reais. Confesso que saber disso me fez gostar muito mais de 'Julie e Julia'.Adoro filmes onde a vida se sobrepõe à trama. Como Paloma disse, é leve, agradável, muito gostoso de se ver. É legal ver a superação das personagens, suas experiências de vida, além de, claro, as relações das mesmas com leitura e escrita.
    Recomendo o filme a quem se interesse por histórias de gente perseverante e vencedora.

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que o filme era baseado em fatos reais. Confesso que saber disso me fez gostar muito mais de 'Julie e Julia'.Adoro filmes onde a vida se sobrepõe à trama. Como Paloma disse, é leve, agradável, muito gostoso de se ver. É legal ver a superação das personagens, suas experiências de vida, além de, claro, as relações das mesmas com leitura e escrita.
    Recomendo o filme a quem se interesse por histórias de gente perseverante e vencedora.

    Lívia.

    ResponderExcluir
  6. Não assistiram ao filme? Até hoje? Nossa! Só Paloma, Natival, Eliana, Lívia e Eu?
    Ariadne.

    ResponderExcluir