sábado, 29 de maio de 2010

relação do filme"o leitor" com os textos "Leitura na Intimidade" e "Diferentes Fomas de Ler"

A leitura é de capital importância para o indivíduo, através dela adquirimos diversos conhecimentos, ficando assim, enriquecidos com novos vocábulos e novas experiências.
O texto "Leitura na intimidade" mostra o prazer vindo da leitura de acordo com o conforto corporal do leitor, trazendo assim, diversos leitores comentando sua preferência do local que lhe for conveniente para ler, além de abordar principalmente a cama como local de leitura, assim como no filme "O Leitor", Hanna, mulher mais velha com condição menos favorecida, cobradora, relaciona-se com um jovem, chamado Michael de 15 anos e, em seus encontros amorosos ela pedia para que ele lesse textos para ela.
As leituras eram realizadas em diversos locais, mas geralmente eram feitas na cama, buscando assim um lugar íntimo e particular para mergulhar num mundo ficticio e imaginário, havendo também uma relação não só no texto de Alberto Manguel mas, também com o título que passa a indeia de privacidade.
O texto " Diferentes Formas de Ler" traz a ideia de diversidade de leituras assim como no filme, em que Michael ler para Hanna diversos tipos de textos, como revistas em quadrinhos, literatura erótica, sobretudo poesia e romances.
No texto de "Márcia Abreu", a autora relata sobre as mulheres de antigamente que tinham acesso controlado à leitura, havia um preconceito de que contos e romances poderiam ser prejudiciais, por causa da identidade estabelecida entre elas e as personagens que se propunham à desejos pecaminosos. No filme "O Leitor", também pode-se notar o preconceito em relação à mulher, nas cenas nas quais Michael aparece, quer seja no cólegio, ou na faculdade, a predominância é masculina e durante as refeições em família, era o pai de Michael que determinava a decisão final.
A falta de leitura foi um fator agravante à condenação perpétua de Hanna. Analfabeta , envergonhou-se da sua condição intelectual e se viu obrigada a se acusar para não admitir o seu analfabetismo.
Portanto, os dois textos e o filme possuem pontos em comuns, principalmente, em relação à leitura, à sua importância e ao modo que ela é praticada.


Daniel Silva de Jesus
Eliana D'Anunciação

Um comentário:

  1. Daniel e Eliana:
    O texto de vocês está muito melhor! Parabéns!
    Ariadne.

    ResponderExcluir