sexta-feira, 21 de maio de 2010

Oi, gente! E aí? Viram o filme?

Comentem aqui!

21 comentários:

  1. Gostei bastante do modo como foi representada a relação das personagens com a escrita. Tanto com Julia e Paul, que escreviam em diários e se comunicavam constantemente via carta, quanto com o desenvolvimento dos meios de comunicação e a inserção de Julie no universo da comunicação virtual.
    Com Julie vale observar a alteração da sua rotina e a forma como se processam as relações de intimidade e dependência com os leitores (que comentam no blog), bem como as elucubrações acerca de possíveis leitores (no caso dos que não interagem com o blog de forma explícita).
    Há de ser ressaltado, ainda, o caráter salvador que é inserido no hábito da escrita, tida como catalisadora de mudanças na vida das personagens.

    Poderia falar ainda sobre os sapatos e a manteiga, mas acho que foge um pouco ao propósito do exercício... :c)

    Ianna.

    ResponderExcluir
  2. É um filme bastante interessante no sentido de como um livro pode aproximar pessoas de épocas tão distantes e também como a leitura pode ajudar na vida de alguém. O filme foi baseado em duas histórias reais e mostra a relação de duas mulheres com a "cozinha" e com a escrita. Em alguns momentos é bastante divertido, contudo, o que realmente chamou minha atenção foi a relação que Julie criou com seus leitores, por meio do blog e com Julia, por meio do livro de receitas.

    Além da influência de Julia em relação a culinária, o hábito de escrever no blog ajudou muito na mudança de vida de Julie. Era algo que lhe fazia tão bem quanto cozinhar, e é exatamente isso que o hábito de escrever faz a quem o prática.

    E por fim, o mais legal de tudo: Tanto Julia, quanto Julie escreveram um livro. Foi bom ter visto a vontade e o trabalho de Julia na construção e depois na busca pela publicação do tão sonhado livro. E algo que me chamou atençaõ foi a questão do título. A editora chamou atenção de Julia para o titulo do seu livro, ou seja, um bom titulo atrai leitores. Já Julie, teve sua vida transformada, virou escritora e escreveu toda essa história, que virou esse belo filme.




    Por Daniela Moreira

    ResponderExcluir
  3. o filme conta a história de duas mulheres que viveram em épocas distitintas mas que possuíam paixões em comum; a culinária, relacionamentos sólidos e principalmente dedicação a escrita. os pontos mais impressionantes do filme foram; a busca de julia para que seu livro pudesse se tornar uma realidade, e o esmelo de julie para com seu site e sobretudo o fato de que o filme narra um fato verídico, todavia o seu enredo é enfadonho

    ResponderExcluir
  4. Em relação ao filme eu gostei muito da sua temática, principalmente por se tratar de histórias reais. Achei interessante como as protagonistas, apesar de separadas pelo tempo, mais precisamente cinquenta anos, lidavam com a escrita e com o desejo pela arte culinária.

    Julie vivia uma vidinha monótona, até que seu marido a aconselhou fazer um blog que tivesse como tema algo que ela gostasse, no caso a culinária. Assim, ela se inspira em uma grande conhecida na área, Julia Child, que para ela era uma mulher completamente realizada, pois conseguia conciliar a “cozinha” e, consequentemente, a concretização das suas receitas através da escrita, que futuramente virou um livro, e seu casamento, pois possuía com seu marido uma relação muito boa.
    Essa relação que se estabeleceu entre Julie e o blog eu particularmente achei muito interessante, esse compromisso de diariamente manter dezenas de pessoas informadas sobre determinados assuntos e vê que estas também compartilham através de seus comentários para enriquecer e prestigiar o escritor.

    O final do filme eu adorei, pois Julia conseguiu realizar o seu desejo que era a publicação de seu livro. Concordo com o comentário de Daniela Moreira sobre o cuidado na hora de escolher o título do livro, pois eu mesma quando vou comprar ou pegar um livro emprestado de alguém, costumo escolher pelo seu título (muitas pessoas procuram olhar o escritor). Por outro lado, Julie continuou escrevendo livros e até hoje mora no mesmo bairro de quando foi relatado o filme, porém não mais em cima de uma pizzaria. (risos)
    P.S: Após eu vê esse filme percebi que devemos movimentar mais esse nosso blog, ele está muito paradinho. Então vamos lá pessoas, postem!!!.


    Juliana Santana

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Acabei de assistir ao filme "Julie e Julia" achei muito interessante, porque aborda a arte de fazer comida. O filme conta a história de uma mulher que obteve sucesso através do seu gosto e desejo de aprender a cozinhar. Que teve como exemplo uma famosa chefe de cozinha da França. Aborda também a criação de um blog, que falava sobre as receitas culinárias e um pouco da vida da personagem do filme que se chama Julie.

    ResponderExcluir
  7. O filme não se prende somente a um veículo de comunicação, e sim a vários como o livro, as correspondências por cartas e cartões postais, o telefone e principalmente a informática.
    Umas das partes que mais chamou a minha atenção foi a determinação de julie e julia para alcancerem seus objetivos. A propria julie confessa a seu companheiro que, geralmente, iniciava projetos e não os concluia, mas com o blog de culinaria baseado em julia foi diferente, ela concluiu o projeto com sucesso e lançou até um livro.
    Na minha minha opinião foi diferente porque ela amava a culinária e se dedicada para alcancar seu objetivo. Quando nós fazemos algo por amor e não por uma obrigação, nós dedicamos mais, buscando sempre o melhor.
    julie tranforma a culinária também como uma terapia pois ela se estressava no trabalho e ao chegar em casa ia cozinhar para fugir da sua realidade.
    Apesar de épocas diferentes julia e julie possuiam muitas semelhanças, como um amor correspondido, a paixão pela culinaria. Uma passagem no filme que achei engraçada foi quando ambos cozinham de formas sinconizada.
    julia também se mostra de maneira muito determinada e otimista quando não havia editoras querendo publicar seu livro ela não pensa duas vezes em recomeçar.
    Acho que julie idealizava muito julia como um ser perfeito.

    Eliana D'Anunciação

    ResponderExcluir
  8. Er... Bem...
    Não vi o filme e infelizmente não poderei ver. Não tenho tempo – principalmente por causa do meu trabalho –, e não pude arranjar o DVD a tempo de ver no domingo. Sei que isso não é justificativa, mas é só o que posso dizer em minha defesa. XD

    Mesmo assim, porém, busquei algumas críticas ao filme e busquei também lembranças do pouco que conheço sobre ele. Ia discorrer meu comentário baseado somente nisso, mas, depois de ler as opiniões já expostas, percebi que a película, provavelmente, deve trabalhar uma relação entre escrita e leitura que não foi tão evidenciada nas resenhas que encontrei – principalmente a relação com o universo virtual também. E já que essa questão é o mote que move toda essa atividade, acredito que tenho realmente a necessidade de assistir à obra a fim de ter propriedade para fazer uma melhor análise.

    Mais uma vez, desculpe-me.
    Ósculos e amplexos.

    P.S.: Já que o ponto é pelo comentário, eu devo ganhá-lo, não? XD

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com Juliana. o final do filme foi brilhante pois tanto julie como julia conseguem publicar seu livro de culinária.
    Apesar das dificuldades que ambas passaram pode-se concluir uma mensagem otimista para lutarmos pelos nossos objetivo.

    Eliana D'Anunciação

    ResponderExcluir
  10. Bruno, o filme é muito legal, que pena não pode assistir.
    O filme, realmente tem todo um contexto de comicações, principalmente o mundo virtual, aborda a questão de como o acesso a internet nós propôs uma maior facilidade em poder escrever sem precisar de muita burocracia,como publicar um livro.
    Há uma parte do filme que julie e seu companheiro faz a conta(não sei se é a palavra apropriada) do blog, mostrando assim uma facilidade e rapidez, em seguida julie ja podia comecar a escrever.

    Eliana D'Anunciação

    ResponderExcluir
  11. Corrigindo um erro de digitação do comentário que eu fiz sobre o relato de bruno.
    * um contexto de comunicação.

    Desculpe-me,obrigada.

    Eliana D'Anunciação

    ResponderExcluir
  12. Com certeza, o título de um livro é essencial para chamar atenção do leitor. um jogada de marketing que desperta o interresse dos leitores.
    Interessante também foi o diálogo entre julie e seu companheiro para selecionar e delimitar o assunto que ela gostaria de escrever.

    Eliana D'Anunciação.

    ResponderExcluir
  13. O filme 'Julie e Julia' nos apresenta as histórias de duas mulheres que foram além das suas limitações, sejam elas relativas à época,finanças ou oportunidades e desta forma, conseguiram quebrar paradigmas.

    Julie Powell vai de encontro às suas ideias de não se julgar uma cozinheira tão competente como Julia Child e ao fato de entender o papel de escritora, somente tendo o livro como suporte. O blog torna-se a saída.

    Décadas antes, Julia sofria com o fato de não saber 'francês' suficiente para enveredar pela culinária francesa e os livros da época só existiam neste idioma. Além disso, o filme mostra a trajetória de Julia, rumo ao lançamento do seu sonhado livro.

    'Julie e Julia'retrata constantemente a relação 'Leitor e Escritor. Inicialmente, Julia com os livros de culinária existentes. Julie com o livro de Julia e por fim as leitoras de Julie com a mesma. Apesar dos gêneros e suportes diferentes, a relação é muito parecida. Há ali a questão da interpretação particular, e é por ela, que o leitor contextualiza o texto lido e se mostra assim criativo (e por que não escritor?)sobre o que lê. A questão do prazer da leitura também é retratada, como bem mencionou Eliana.Elas leem constantemente sobre culinária e isto não faz delas leitoras piores.

    E por fim, como Paloma disse, é um filme leve e agradável, que nos traz como lição, a não-desistência diante das dificuldades.

    ResponderExcluir
  14. O filme trata da relação que existe entre duas mulheres de épocas diferentes com o gosto pela culinária e pela escrita.O que torou a vida dessas duas mulheres bem parecidas.
    Julie usou a escrita como uma válvula de escape para sua vida "normal" ela estava percebendo que o tempo estava passando e que ela continuava na mesma, enquanto suas amigas se desenvolviam social e econômicamente.O blog passou a servir como um diário, o que não deixa de ser.Com isso Julie pegou gosto com a leitura e passou a ver a vida de outra forma através do livro de Julia.
    O filme tem uma temática super interessante, e nos mostra como podemos usar a escrita da forma que gostamos e nos sentimos melhor.

    ResponderExcluir
  15. Ufa, será que consegui postar!?????
    Muito bom, ver duas mulheres de épocas diferentes liderando suas vidas. Através de um tema aparentemente não valorizado, o filme mostra a quantidade de pessoas interessadas pela arte e o prazer de se comer bem.
    A dedicação e a criatividade das protagonistas à culinária as levaram ao sucesso pessoal e profissional. A primeira edita um livro que faz sucesso e a segunda acertadamente cria um blog, no qual divulga diariamente experiências culinárias seguidas pelas receitas desse livro.
    O blog é um meio genial de escrita, pode-se obter rapidamente diversos tipos de respostas a respeito do que se escreve.
    Uau, acho que consegui postar!

    ResponderExcluir
  16. O filme Julie e Julia pode ser o ponto de partida para variadas discursões, uma vez que ele apresenta temáticas singulares e merecedoras de estudos. O papel da mulher na década de 1940-50 e o papel da mulher nos anos 2000, assim como o papel do próprio homem na figura do marido nos mesmos períodos citados acima dariam bons estudos de gênero. Acredito que o propósito principal da recomendação deste filme seria o estudo da linguagem, do gênero textual, do tipo textual e do suporte. O filme traz os variados tipos textuais, a narração, argumentação, exposição, a injução, do mesmo modo em que apresenta variados gêneros. Os gêneros carta, telegrama, receita, dentre muitos outros estão mais presentes na vida de Julia, enquanto que os gêneros telefonema, comentário, reportagem está mais presente na vida de Julie uma vez que a época é também responsável pelo predomínio dos gêneros novos que vão substituindo os antigos, ainda que a conversação pessoal sempre permaneça mesmo com a evolução dos suportes e gêneros textuais. O suporte utilizado pelas protagonistas no filme são diferentes. Julia utiliza-se principalmente do papel enquanto que Julie utiliza-se do blog, da internet para escreverem seus textos. Há grandes semelhanças entre as personagens particularmente nos seus objetivos finais. As duas desejam ter um livro publicado e trabalham para alcançarem seus objetivos. O trabalho é impressindível para a conquista.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Excelente comentário Jamile. De fato o filme aborda uma série de temáticas para boas discussões, entre elas a questão do gênero, do suporte e do tipo textual. Realmente nos traz os mais variados gêneros e tipos, e o que é mais legal, nos mostra qual deles era mais presente em determinadada época.Além da questão da força de vontade, do desejo de querer ver algo concretizado etc.

    ResponderExcluir
  19. Ótimo comentário, jamile, não tinha feito uma relação entre o filme e os gêneros mas concordo que podemos perceber diversos tipos de genêros.

    ResponderExcluir
  20. Ótimo!!! Não tinha conseguido acessar aos comentários antes. Mas, agora, acabei de ler todos e amei.
    Bruno, eu espero que você já tenha visto ao filme!
    Tânia, você conseguiu postar e isso é ótimo!
    Juliana, eu concordo com você, precisamos postar neste blog.
    Jamile, gostei da relação que você fez com o conteúdo teórico trabalhado.
    Enfim, gostei dos variados comentários.
    Ariadne.

    ResponderExcluir