terça-feira, 22 de junho de 2010

O Professor Muito Gordo



Quando eu ainda estava na Escola, eu tinha um professor de Português gordo, muito gordo. Ele devia ter seus 60 anos, alto, voz aguda, vestia sempre roupas muito compostas, independente da temperatura do dia. E olhe que aqui, até o frio é quente. Usava óculos e não tinha bigode. Por trás desses óculos, um homem de poucos e raros amigos. O semblante triste denunciava isso: Uma solidão cosmopolita em um apartamento perdido pelo centro da cidade.

Sempre pontual e assíduo, o professor ministrava as aulas todas as terças e quintas-feiras. Ninguém prestava muita atenção. Melhor dizendo: ninguém dava qualquer atenção. Era uma aula dada ao nada. Ele falava por horas e horas e todos se mantinham em conversas paralelas. Às vezes, me dava pena e eu fingia que estava prestando atenção para que ele não se sentisse tão só. Porém logo depois me arrependia,pois ele passava a direcionar todo o conteúdo para mim. E assim, eu, consciente da minha crueldade, começava uma conversa paralela com o colega do lado, para que ele deixasse de focar em mim.

Eu, gordo também, apesar do professor, gostava da disciplina e era sempre aprovado com notas boas. Talvez por isso, os colegas me apelidaram de 'Filho do Professor'. Era sempre assim, eu vinha e falavam: "Ei gente, lá vem o filho do Professor". Eu mesmo muito gordo achava um absurdo tal associação, me sentia vítima de bullying e por isso busquei no professor uma outra característica marcante e associei a boca murcha do professor a outro colega, mas a associação nunca obteve sucesso e eu continuava ser"O Filho do Professor".

Anos se passaram, consegui emagrecer alguns quilos, mas adentrei a faculdade de Letras e sempre que encontro alguns ex-colegas, ele relembram a alcunha e se referem a mim, como sendo o 'Filho Do Professor'.

4 comentários:

  1. Realmente o periodo do colegial se torna traumatizante, quando alguns alunos começam a fazer "gracinhas", devido a um padrão de beleza imposto pela sociedade, seja por ser gordo, ou magro ou tantos outras formas de belezas, que ao meu ponto de vista, cada pessoa possue a sua e um ditado popular que acho muito interessante é: "A BELEZA ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM VÊ".

    ResponderExcluir
  2. Foi muito bom ler o seu texto!
    Ariadne.

    ResponderExcluir