quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Uma opinião sobre a homossexualidade II: O papel da religião

Homossexualidade é uma tema polêmico em qualquer lugar. Onde quer que se converse sobre isso, o debate será acirrado e se dará por horas.

Um certo membro fake de uma comunidade do orkut que eu participava até pouco tempo atrás, a Harry Potter Brasil (HPB), postou lá o meu último texto: Uma opinião sobre a homossexualidade. Confesso que fiquei espantando com isso. Eu sou uma pessoa relativamente conhecida na HPB e o Marsupilami, o membro fake, aparece lá algumas vezes. Eu não tinha muito contato com ele. Por isso, me admira que ele leia o meu blog. Afinal, alguém lê essa bagaça?

Mas enfim... A HPB sempre foi caracterizada por ser um espaço aberto para todo tipo de assunto. Claro que a comunidade foi criada com o objetivo de se falar de Harry Potter - ela é a maior comunidade do orkut sobre o bruxo e é referência em muitos sites -, mas, com o fim da franquia nos livros e o fim próximo nos cinemas, já não resta muito assunto para ser discutido.

A HPB é como a universidade. Lá existe os mais variado tipos de pessoas. O enriquecimento intelectual e cultural que tive enquanto membro de lá foi tamanho. E as amizades construídas foram incríveis.

Das pessoas ativas na HPB, uma boa parte é assumidamente homossexual e esse assunto sempre foi um ótimo combustível para fazer um tópico bombar. No tópico homônimo criado pelo Marsupilami [OFF] Uma opinião sobre a homossexualidade, podemos notar que o cristianismo é fortemente atacado. Isso porque os membros da comunidade apontam a religião como a principal responsável pela disseminação da homofobia. Deixem-me mostrar algumas citações:
Fato, que 80% do preconceito com gays vem de toda essa lavagem cerebral que a igreja vem fazendo através do séculos pregando essa doutrina de medo, levando as pessoas a seguirem esses mandamentos irracionais, cegamente.
Acho que você gostar ou desgostar de alguém vai muito mais de quem ela é do que quem ela transa a noite :)
Cada um também pode ter sua fé, acreditar no que quiser, mas acho que o direito de um termina quando o outro começa, quando essas igrejas usam suas crenças para gerar preconceito é ridículo, porque ai não é só sua vida, você esta afetando outra pessoa com sua crença ou credo, e isso é uma merda. (Juh Novaes)
           
- Nesse tópico da pra perceber que uma das maiores fontes do preconceito contra gays é a religião. 
- Descobriu o mundo. A maior fonte, talvez uma delas, de preconceito, seja de qualquer for, é a religião. (Luque Almeron e Israel Rossoni, respectivamente)
           
A religião, é uma forma muito imbecil de transmitir as pessoas o que é certo e errado, por que é uma verdade absoluta que te força a acreditar em tudo que eles pregam. É por isso que eu queria ser ateu.
Deus não é bom se ele faz as pessoas homossexuais, mesmo com a disculpa de que a vida é curta e o paraíso é eterno, não sei por que ele fica querendo testar a gente se ele já sabe de tudo.
Ou ele é mau, ou ele é retardado. (Edimar Pacheco)
           
O Cristianismo, como Judaísmo e Islamismo é uma religião patriarcal, machista e falocêntrica.Mas as pessoas confundem muito a crença e o crente.
Não significa que se na Biblia diz uma coisa, isso deve ser seguido a risca. As pessoas são influenciadas por bem mais coisas do que um livro.
A sociedade é ignorante, e é ignorancia tambem culpar total e exclusivamente a religião por isso. Ela só parte da sociedade, mas não o nucleo de seus conceitos como um todo. (Julio Amatuzzi)
           
Dizer que religião não uma das maiores causadoras do preconceito é querer se fazer de cego. (Juh Novaes)
           
"A religião"
Então vamos atrás dela e matá-la, ora! Problema encerrado!
Quando verão que não é a crença que dita as regras?
Alias, dizer "religião" é pouco específico. Dá a impressão de que todos que tem algum tipo de crença é homofóbico.
SE as maiores religiões, como eu disse, são machistas, patriarcais e falocêntricas em tese, não significa que todas sejam. (Julio Amatuzzi)
           
As maiores religiões mundias são o Cristianismo, Budismo e catolicismo, falar que uma religião que mil pessoas seguem no mundo nem vale a pena, ninguém ta falando que o ÚNICO problema causador do preconceito é a religião, mas que vamos dizer que se a Biblia não tivesse sido escrita, teríamos um nível de repudio muito menor, não teríamos tantos gays sendo assassinados por serem gays, nem espancados ... (Juh Novaes)
           
Cristianismo (católicos e evangélicos), Judaísmo, Islamismo... depois vem Budismo, Xintoismo, Taoísmo e todas as outras crenças vindas do lado nascente do mundo.
Sim, há muito de preconceito em varias dessas. Mas eles tambem pregam o amor e o respeito. O crente obedece a lei que ele achar mais conveniente a ele.
É por isso que sou pagão. Para mim, existem Deus e Deusa. O masculino tem a mesma importancia que o feminino.
Eles não te forçam a obedecer e acreditar. Te dão os ingredientes, e cada um faz seu próprio bolo. (Julio Amatuzzi)
Opiniões caracterizadas por extrema homofobia também foram expostas pelo membro fake Michael Jackson. Alguém falou sobre a transexual Ariadna ter deixado o BBB no primeiro paredão do programa e atribuiu esse acontecimento puramente ao fato dela ser transexual. Em outras palavras, "O povo brasileiro nem se importa se a pessoa é uma boa pessoa ou não!". Então, Michael Jackson disse: "Eu votei na Ariadna pq acho um ABSURDO usarem o dinheiro dos meu impostos pra cortarem o penis dela. Dinheiro que podia ser mais bem empregado no tratamento de crianças com cancer, por exemplo. :)"

Depois, outra pessoa comentou o fato de gays não poderem doar sangue no Brasil. E veio Michael Jackson: "Sobre isso de doas sangue achei que era só pra gays masculinos, enfim... O fato é que isso não é tão absurdo assim, pq gays são promíscuos sim, existem exceções mas a maioria é. O teste anti HIV que eles fazem no hemocentro não é 100% seguro, e por isso gays NÃO DEVEM doar sangue. :)"

Edimar Pacheco postou ainda um vídeo bem curioso:


Bem... Eu deveria agora redigir uma conclusão diante dos argumentos mostrados aqui, mas... Eu não cheguei a nenhuma. Concordo um pouco com todos. Concordo com o Juh quando ele diz que a religião é a principal causadora do preconceito, mas concordo também com o Julio quando ele diz que não devemos misturar crença e crente. Talvez o Edimar tenha exagerado um pouco ao chamar Deus de mau ou retardado, mas o que eu penso sobre religião é um assunto para outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário