quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Uma opinião sobre a Saga Crepúsculo

Certa feita, eu estava na comunidade Harry Potter Brasil debatendo sobre a importância da leitura dos cânones quando comentaram algo sobre Crepúsculo. Bem... Eu já tou cansado de todo esse preconceito idiota. Eu não sou fã de Crepúsculo, mas não é por isso que eu vou agir com injustiça. Essa geração de hoje tem uma tamanha preocupação em parecer culta que ataca sem argumentos tudo que é considerado pop e ruim. Vejam o que fazem com Justin Bieber. Tipo... Eu não tenho vergonha nenhuma de dizer que acho ele bom e talentoso. Foda-se quem vier me criticar por isso.

Eu gosto de Crepúsculo. É um livro pra garotas? é. É meloso? é. É melhor que Harry Potter? não. Eu tenho? tenho. É um livro que leria mais de uma vez? não sei; nunca se sabe.

Por que eu gosto? justamente pelas razões que todos criticam. O lobisomem que eu mais gostei na história do cinema foi Lupin em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Justamente porque ele quebrou toda a imagem que se tinha até então de um lobisomem. Eu adoro os vampiros de Crepúsculo. Se eu pudesse ser um vampiro, eu quereria ser como os de Crepúsculo. O problema do romance, ao meu ver, é só o extremo sentimentalismo. Mas a proposta é boa. É genial eles brilharem ou eles nunca dormirem ou eles não virarem morcegos. Quem disse que os vampiros de Anne Rice têm de ser os verdadeiros?

Eu não tenho nenhuma vergonha de dizer isso. Há os idiotas que dizem que vampiro de verdade é Drácula, Lestat e até Blade. Eu sou louco por Harry Potter, mas, seguindo essa lógica, teria de dizer então que Minerva não é uma bruxa de verdade; Elvira, a Rainha das Trevas é que é, certo?

Como já disse, eu não sou fã, FÃ, de Crepúsculo. Li, gostei, achei interessante. Mas eu sou justo. Temos de ser justos. Todos falam mal, mas ninguém apresenta realmente um argumento convincente. Por que os vampiros de Crepúsculos são viados? Só porque Edward representa o tipo de homem que não existe mais hoje em dia? Eu sou como o Edward. Não acho que eu seja viado por isso. Claro, admito, que eu mesmo penso que algumas coisas que ele faz e diz são surreais. Mas criticar ele puramente por ser romântico é machismo. Não seria Lestat mais viado por ficar se atracando com outro vampiro?